01 abril 2012

Tutorial de Edição Básica – Aula 2

Olá pessoal, como estão? Esperamos que estejam bem ^^
Pois bem, na última aula, aprendemos a preparar as raws para edição. Então hoje veremos como limpá-las e colocar falas.

Observações:
- Download do material: link
- Para quem utiliza o Gimp, acompanhe as etapas descritas a seguir, observando as demonstrações desta página: Gimp
- Tabela com os nomes das ferramentas do Photoshop em português e inglês.
Mostrar tabela

Etapa 2: Limpeza

A limpeza consiste, unicamente, na remoção de objetos indesejados nas páginas. No nosso caso, seriam as escritas referentes às falas e pensamentos, e as onomatopéias. Para este processo, utilizamos as ferramentas Pincel, Borracha e Clonagem.
Quando o fundo ao qual a escrita estiver for branco ou preto, você pode utilizar o Pincel ou a Borracha para apagar o conteúdo. Mas quando for textura, com degradê ou figuras, será necessário reconstruir o fundo, e para tanto, utilizaremos a ferramenta Clonagem. (Obs.: Não se preocupe se o fundo não ficar perfeito, apenas tente deixar o melhor que você puder, e esconda os defeitos com o texto.)

Passo a passo:
Mostrar 2_01
Mostrar 2_02
Mostrar 2_03
Mostrar 2_04
Mostrar 2_05
Mostrar 2_06
Mostrar 2_07
Mostrar 2_08
Mostrar 2_09
Mostrar 2_10
Mostrar 2_11

Antes e Depois:
Mostrar teste 01a-antes
Mostrar teste 01a-depois
Mostrar teste 01b-antes
Mostrar teste 01b-depois
Mostrar teste 02-antes
Mostrar teste 02-depois
Mostrar teste 03-antes
Mostrar teste 03-depois
Mostrar teste 04-antes
Mostrar teste 04-depois

Etapa 3: Typesetting

O Typesetting é nada mais nada menos do que colocar texto na imagem. Para isso, utilizaremos a ferramenta Texto Horizontal.
Mostrar type_01
Para colocar o texto na imagem, há duas maneiras, ou você clica uma vez para habilitar a função texto, ou você clica e arrasta o cursor para criar uma caixa de texto, como na imagem abaixo:
Mostrar type_02
Assim que você colocar o texto desejado, você pode editar a fonte e seu tamanho, alterar a disposição do texto (centralizado, alinhado à esquerda ou à direita; mas o recomendado é manter centralizado), colocar efeitos e contorno, etc.
Mostrar type_03
Mostrar type_04
Mostrar type_05
Mostrar type_06
Para alterar a fonte, tamanho e estilo, habilite a janela “Caractere”. Nela você poderá ver todas as fontes instaladas no seu computador e que podem ser utilizadas, o tamanho da fonte, o estilo, deslocamento, e redimensionamento horizontal e vertical.
Se você quiser colocar contorno, sombra ou algum efeito degradê ou de textura na fonte, clique no menu “Camada -> Estilo de Camada -> Opções de Mesclagem”, ou selecione a função clicando com o botão esquerdo sobre a camada.
Mostrar type_07
Mostrar type_08
Mostrar type_09
Mostrar type_10
Mostrar type_11
Obs.: Aqui listamos alguns efeitos de camada que podem ser feitos em texto em Opções de Mesclagem:
Mostrar efeito de texto

Algumas dicas:
  • Não deixe texto na vertical a menos que seja onomatopéia, por ser de difícil leitura;
Para distorcer o texto, você tem duas opções:
1. Quando você clica na ferramenta Texto Horizontal, aparece uma barra abaixo do Menu principal com algumas predefinições. Ao lado do quadrinho que indica a cor da fonte, tem uma função que se chama “Criar Texto Distorcido”. Nesta função você encontra algumas distorções predefinidas e ajusta os valores referentes ao ângulo, como quiser.
2. Com a camada do texto selecionada, clique no menu “Editar -> Transformação -> Girar, Distorcer, Inclinar...” (Obs.: Selecione a função que você desejar, por exemplo, se formos virar o texto verticalmente, escolha o referido item.)
  • Cuidado nas distorções do texto. Se você exagerar, pode ficar ilegível;
  • Apesar de não haver pontuação nas raws, você pode acrescentar reticências (...) para indicar que uma fala que começa em um balão termina em outro;
  • Mantenha falas e pensamentos com estilos diferentes. É bastante comum ver grupos que mantêm os pensamentos em itálico com cor de fonte cinza, e gritos em negrito itálico preto; e
  • Sempre manter o texto com suavização de serrilhado “Suave” (você pode usar o “Sólido” para os gritos, por dar mais intensidade).

Páginas prontas:
Mostrar teste 01a-type
Mostrar teste 01b-type
Mostrar teste 02-type
Mostrar teste 03-type
Mostrar teste 04-type

E é isso pessoal. Hoje aprendemos a limpar as raws e a colocar os textos nas páginas. Após essas duas etapas, basta salvar a imagem no formato que você preferir e pronto! (Lembre-se: Sempre guarde as imagens salvas em .psd, porque elas são “editáveis” no Photoshop, e caso você precise corrigir algo nelas, não precisará refazer todos os passos anteriormente citados.)
Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar ^^
Na próxima aula, aprenderemos alguns truques de edição. Não deixem de conferir o/

Um comentário:

  1. Só queria apontar minha indignação (?) com vocês ensinando às pessoas atráves da cópia do backgroud. O ideal e que devia ser ensinado é ser feito por camadas, de preferência mais de uma.

    O indivíduo deveria nunca jamais tocar a original, fazer uma camada vazia por cima (1) e usar a cor do fundo para pintar nesta camada, tapando o desenho.

    Sobre essa camada uma segunda (2) utilizada para refazer linhas e etc. No caso de fundos padronizados e tudo mis, o ideal é se fazer uma camada branca (1), uma camada com o fundo padronizado/retícula (2) e uma camada com linhas (3).

    A utilidade de tudo isso é 1. Caso seja necessário refazer ou tenha feito algo errado anteriormente e a opção de "desfazer" já não exista, é fácil selecionar a camada com o erro e refazer apenas aquele pedaço. Enquanto pelo método que vocês apresentam a pessoa teria que apagar tudo daquele pedaço (linhas, textura, branco) e recopiar o pedaço do original para corrigir o problema.

    Utilidade número 2. permite que você altere pedaços do que você fez livremente sem alterar o resto que considera bom. Exemplo: Você por ter um computador com tela escura não percebeu que "apagou" em tom cinza claro. Qualquer coisa que você fizer nesse seu "backgroud copy" vai alterar toda a imagem, daria um trabalho para manualmente corrigir, isso se não acabar sendo necessário refazer. Enquanto que com várias camada basta eu selecionar a com erro e com um "levels" ou "baldinho" tá tudo solucionado, menos de 2 segundos.

    Utilidade número 3. quando refazendo partes complicadas, cada ponto, reta e resquício é uma dica de como era o original, isso, infelizmente, acaba sendo apagado ou ficando menos claro quando as letras estão desaparecidas e tudo que vê é a fôrma branca. Utilizando as camadas você pode "esconder" as camadas de preenchimento (a 1 e 2) ficando apenas as linhas sobre o original, facilitando a você ver o que você esqueceu, perdeu, etc diretamente.

    E mais uma coisa, com o background trabalhar imagem sobrepostas beira o impossível. Embora não muito usuais nos mangás, I grant you that, trabalhar esse problema gastaria horas, quando por camadas basta que se arraste o texto para baixo da mesma, instantaneamente ficando sobreposta.

    Edição por camadas é mais limpo, mais fácil de corrigir e gera resultados mais fieis ao original que se está trabalhando. Tudo isso não resulta em nenhum aumento astronônico de tempo, fora o click para criar uma e o click para selecionar a mesma.

    O ideal é ensinar as pessoas os jeitos mais "corretos", ao invés de viciá-las nos "jeitinhos" logo de cara. Inclusive, os próprios mangakás trabalham com camadas para produzir os mangás, embora vários ainda façam a mão, recortando os desenhos e colando, kinda offtopic...

    Enfim, de resto bom guia, embora eu faça uma ou outra coisa diferente... Eu sugeriria que comentassem sobre png index x grayscale, sobre resolution x tamanho de font, filtros, curves (usar level é dose...) e sobre retículas e patterns.

    ResponderExcluir