19 março 2012

Tutorial de Edição Básica Aula 1 (Gimp)

            No caso do Gimp, preparar as raws não é muito diferente do Photoshop. As únicas particularidades são em relação ao limite máximo das ferramentas, como por exemplo o pincel. Os passos a serem seguidos para preparar as raws para edição são exatamente iguais, como demonstraremos a seguir.
Obs.: A versão que estamos usando é a 2.6.

Duplicar camada

Remoção de sombra de canto de página
Nivelamento
Redução de ruídos
Corte
Mostrar 11
Mostrar 12a
Mostrar 12b
Mostrar 13

4 comentários:

  1. Gente eu não entendi que ruido é esse q vcs falam... '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gyoshimaru GD ^^
      O ruído a que nos referimos são "poeiras" ou "sujeiras" que aparecem na imagem, fazendo com que ela não esteja limpa. Geralmente os ruídos que encontramos nos mangás são pontinhos acinzentados no fundo branco, e pontinhos brancos/acinzentados no fundo preto; estes "pontinhos" devem ser sempre apagados, por isso sugerimos a pintura manual com o pincel ou a utilização do pincel de subexposição nas áreas escuras da página.
      Espero que tenhamos esclarecido a sua dúvida, mas caso ela persista, tentaremos explicar novamente =)

      Excluir
    2. Obrigado pela exelente explicação. Acho que entendi, mas nessa folha de teste que vocês colocaram ai pra download, não contém muitos ruídos/poerias não, né? Porque se tiver, eu acho que não as percebi.

      Excluir
    3. Por nada ^^
      Na verdade, dependendo do computador ou da configuração de brilho do seu monitor, algumas poeiras aparecem visíveis. Quando estávamos preparando o tutorial, vimos algumas durante o processo de limpeza e comentamos as possíveis alternativas para cuidar do problema. Espero ter ajudado =)

      Excluir