19 março 2012

Tutorial de Edição Básica – Aula 1-1

    Se você questiona se editar mangás é difícil, você está bastante enganado. Aprender a editar é muito simples, apenas requer disposição e força de vontade. No entanto, vale lembrar que o que pode aumentar a complexidade de tal processo é o nível de dificuldade da imagem que você estiver editando, em virtude da reconstrução de fundos e movimentos.
     No tutorial que apresentaremos a seguir estaremos utilizando Photoshop CS5 (apesar de que as dicas dadas aqui possam se aplicar às versões anteriores). Então, vamos começar o/

Observações:
- Download do material: link
- Para quem utiliza o Gimp, acompanhe as etapas descritas a seguir, observando as demonstrações desta página: Gimp

Etapa 1: Preparando as raws para a edição

       Antes de se editar um capítulo de mangá, certifique-se que as raws estão apropriadas, ou seja, se os tons das páginas são preto e branco, se não há ruídos, se não estão tortas etc. Caso não estejam, há alguns passos preliminares a serem seguidos, sendo:
  1. Remoção de sombra de canto da página;
  2. Nivelamento;
  3. Redução de ruídos;
  4. Rotação;
  5. Corte; e
  6. Redimensionamento.
Obs.: Antes de iniciar o tutorial, observe aqui as principais ferramentas utilizadas, acompanhadas de sua nomenclatura na língua brasileira e inglesa
Mostrar tabela
DICA: Duplique a camada da raw e faça as modificações na camada duplicada. Assim a raw ficará intacta caso você precise ajustá-la desde o começo. Para fazer isso, abra uma página de raw no Photoshop, clique com o botão direito na camada da imagem (geralmente chamada de “Plano de Fundo”) e selecione “Duplicar Camada...”. Ou faça uma cópia da pasta que contém a raw para você poder consultar o arquivo original quando necessário.
Demonstrando:
Mostrar 01
Mostrar 02
Mostrar 03
Mostrar 04
Mostrar 05
      Feito isso, observaremos cada um dos 6 passos descritos acima.

1. Remoção de sombra de canto da página
      Determinadas raws possuem sombra ao canto da página, indicando que a página não está completamente plana (Obs.: A sombra indica que o mangá não foi pressionado o bastante durante o processo de escaneamento e, portanto, deixou com que o canto das páginas ficasse “ondulado”). Para consertar isso, selecione a ferramenta Subexposição -> Realces -> 20%. [DICA: Realize esta etapa antes do nivelamento. Isso impede a perda de pixel da imagem original.]
[Obs.: A ferramenta Subexposição irá clarear as áreas claras, tornando-as brancas. Mas lembre-se de não exagerar, pois ela pode “corroer” a arte da imagem.]
     Nesta etapa, você não precisa remover toda a sombra, mesmo que em alguns casos isso seja possível. Sugerimos que você remova tudo o que conseguir, sem danificar a imagem. Utilize também um pincel grande e suave, como por exemplo, tamanho variando entre 30 e 100 px, e dureza 0%.
      Por exemplo, aumentando o zoom da página em 200%, podemos observar a seguinte situação:
Mostrar 06
Mostrar 07
      Logo, ao arrumar o máximo possível a página, sem danificá-la, conseguimos o seguinte resultado:
Mostrar 08

2. Nivelamento
            Agora, iniciamos o processo de nivelamento da página. (OBS.: Há casos em que a raw já está plana, então pode-se ignorar o passo anterior.)
            O “nivelamento” serve para remover os ruídos (ou poeiras) que se encontram nas áreas pretas e brancas da imagem, além de equilibrar os tons da página.
            Para acessar a caixa de níveis, clique em “Imagem -> Ajustes -> Níveis”, ou clique “Ctrl+L”. Aparecerá uma caixa com curvas. Essas curvas indicam a distribuição de pixels da página, sendo a seta da esquerda equivalente ao preto, a seta da direita, ao branco, e o centro representa o cinza.
Para ajustar os níveis da página, arraste as setinhas da direita e da esquerda até o fim da curva de suas respectivas cores. Você verá que o branco ficou “branco” e o preto ficou “preto”. Mas NUNCA exagere.
[DICA: Nunca mexa na seta do meio. Ou caso queira mudar os níveis de cinza, mude muito pouco. Se você sobrecarregar, então todos os pixels cinza não ficarão nem brancos nem pretos, e isso fará as linhas parecerem despixualizadas]
Uma dica é nunca tentar remover todos os ruídos apenas com o nivelamento. Em caso de dúvida, melhor manter os níveis abaixo do ideal do que exagerar.
Demonstrando:
Mostrar 09
Mostrar 10
Mostrar 11
Mostrar 12


3 comentários:

  1. Eu so começei a ler o tutorial, mas ate onde eu li gostei. vlw ae ^^

    ResponderExcluir
  2. Esse tutorial eh mto bom XD
    sempre quis saber como era a edição ^^
    Arigatou...

    ResponderExcluir
  3. Valeu muito por colocar esse tutorial básico, eu sempre quis aprender a traduzir mangás, pelo o menos em inglês, já que tranquei meu curso de japonês... Espero me aperfeiçoar e quem sabe não posso ajudar a staff neh?
    #sonhando# alto

    ResponderExcluir